Usar o endereço residencial para abrir um CNPJ é uma prática realizada por muitos empreendedores, principalmente os freelancers, devido a facilidade e menor custo envolvido no processo.
Mesmo sendo fácil, nem sempre é a melhor escolha. Nós explicamos o porquê de usar um endereço diferente para abrir ou regularizar um CNPJ.
Endereço fiscal: entenda o que é
Muitas pessoas utilizam o endereço de casa para ser seu endereço fiscal, principalmente para prestação de serviços, porque a lei permite.
O endereço fiscal é uma exigência legal para qualquer negócio, inclusive para os microempreendedores individuais (MEI). É a forma de registro oficial da sede da sua empresa na prefeitura da sua cidade.
Quando você abre uma empresa, precisará informar qual será o endereço fiscal, pois a prefeitura irá lhe enviar comunicados e é onde você formalizará todo o processo, viabilizando o alvará de funcionamento.
E se eu usar o endereço da minha casa?
A lei permite utilizar o endereço residencial, mas esta é uma prática que quem já tem experiência nos negócios não recomenda de jeito nenhum.
Não garante a sua privacidade: é muito fácil pesquisar pelos dados de uma empresa na internet, muitos sites fazem esse tipo de rastreio e disponibilizam as informações de endereço, sócios, capital inicial e alguns outros dados.
Ao usar o endereço da sua casa, você pode acabar recebendo visitas indesejadas e misturando a sua vida pessoal com a profissional. Já pensou ir atender à porta de pijaminha e é um cliente? Que vergonha!
Você precisa morar nesse endereço mesmo, pois é um dos requisitos da legislação que um dos sócios da empresa resida na empresa se for o caso.
E se você mora em apartamento, pode complicar. Alguns condomínios não permitem o uso do endereço fiscal nos apartamentos. E se você mora de aluguel, caso se mude é importante atualizar novamente o endereço para manter a regularização, ou seja, mais burocracia!
Abra sua empresa com um escritório virtual
O escritório virtual é um serviço do Hive Coworking que engloba dois tipos de facilidades para quem está abrindo uma empresa ou regularizando um CNPJ: o endereço comercial e o endereço fiscal.
Endereço comercial possibilita o uso do endereço do nosso coworking para fins comerciais, em materiais de divulgação, cartões de visita entre outros.
O endereço fiscal, além de possibilitar a formalidade do seu negócio, também é muito usado para sediar empresas em um local específico mesmo que você trabalhe de qualquer lugar do mundo. Bacana, não é mesmo?
Entre em contato com a nossa equipe e contrate agora mesmo, veja os planos incríveis que temos aqui para você.
Adicionar comentário