PENSE EM CONTRATAR UM ARQUITETO

 

Quer construir ou reformar?

Já sabe como deve começar a sua obra?

Pensou em contratar um arquiteto?

 

Pois é, talvez você já tenha ouvido falar que seria legal contratar um arquiteto antes de iniciar sua obra, mas ainda tem algumas dúvidas sobre esse profissional, certo? Isso é mais comum do que nós, arquitetos, gostaríamos que fosse, e é por isso mesmo que vamos tentar te ajudar nisso ao responder algumas perguntinhas bem básicas.

 

Para começar, o que um arquiteto faz?

Arquitetos podem realizar diversas atividades, mas são especialistas em projetar espaços, como casas, escritórios, restaurantes, lojas, escolas, consultórios, edifícios de apartamentos, áreas de lazer e convivência, museus, hospitais, estádios, centros culturais… Isto é, fazem projetos para qualquer lugar!

 

Então, qual a diferença entre um arquiteto e um engenheiro civil?

De forma genérica e bastante simplificada podemos dizer que, ao projetar espaços, o arquiteto idealiza a obra final e desenha como ela deve ser na realidade, já o engenheiro civil viabiliza a construção de tal obra, planeja e elabora como o desenho irá sair do papel. Ou seja, apesar de compartilharem conhecimentos sobre construções e desenvolverem atividades que se complementam, possuem competências diferentes. Por isso, para que uma construção tenha qualidade, e economize tempo e dinheiro, os dois profissionais devem trabalhar em conjunto, desde a concepção do projeto até a conclusão da obra.

 

Ok, mas por que contratar um arquiteto?

Contratar um arquiteto é garantir que a sua obra terá qualidade, é planejar com segurança e economia, é investir no conforto e no valor do seu imóvel. Capaz de prever todos os itens relacionados à uma edificação, o arquiteto é o profissional responsável para atender todas as necessidades de um espaço pois reúne suas habilidades criativas, técnicas e artísticas nos projetos que desenvolve.

 

E como um arquiteto trabalha?

Ao iniciar um projeto, o arquiteto coleta várias informações e analisa alternativas possíveis para o projeto, sempre em conjunto com o cliente e demais profissionais envolvidos na construção da obra. Assim, para alcançar o ambiente desejado, consegue oferecer uma proposta com soluções que tornam o projeto único, personalizado e adequado ao orçamento previsto.

 

Legal, só que…  quanto custa o serviço de um arquiteto?

Acreditem, na maioria das vezes o projeto de arquitetura custa entre 2% e 3% do valor final da obra! Normalmente, quando o arquiteto não é contratado antes de iniciar a construção ou reforma – muitas vezes por tentar economizar o custo dessa pequena porcentagem –, o espaço não fica como o esperado ou, pior, apresenta problemas quanto ao conforto e funcionalidade. E então, depois do desgosto com a obra, aquele valor “economizado” torna-se um desgaste com retrabalhos e acaba indo parar na caçamba, prejudicando o seu bolso e o nosso planeta.

 

E aí?

Vai construir ou reformar?

Já sabe como deve começar a sua obra?

Comece contratando um arquiteto.

Adicionar comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Quero saber mais!

Preencha o formulário abaixo para entrarmos em contato com você

X