Por: Robson Netto
Está chegando a época do ano que é um presente para quem tem um negócio. Com o tempo passando cada vez mais rápido, alguns empresários acabaram não se preparando e deixando de lado algumas estratégias muito importantes! Confira algumas dicas de marketing para o Natal e saiba como nós podemos te ajudar.
Marketing não é só propaganda: a melhor dica
Esqueça aquela ideia de que marketing é só propaganda. Essa é uma estratégia mercadológica (market é mercado em inglês, né!) e envolve todos os setores da sua empresa.
Pra você entender melhor: o seu produto ou serviço foi criado para satisfazer alguma necessidade ou desejo do seu cliente, não é mesmo? E onde você disponibiliza ou entrega para o consumidor? Na sua loja, pela internet ou é um serviço exclusivo? Quanto você “cobra” e que tipo de valor seus clientes reconhecem à sua empresa? Ahhh, e como você divulga o que faz e se relaciona com seus clientes?
Respondendo estas perguntas você praticamente definiu toda a sua estratégia de marketing! Agora entenda melhor como criar táticas para cada uma com as dicas que separei pra você.
Qual é o produto que seu cliente mais quer?
A primeira dica é relacionada ao produto ou serviço que você oferece. Não importa se você tem apenas um ou vários disponíveis para venda, o que importa é o que o cliente quer!
Conhecer os desejos e necessidades do seu cliente é uma das melhores maneiras de oferecer o que você faz. Todos os dias seu cliente busca por soluções de problemas e desafios e por empresas como a sua.
Utilize as mídias sociais, faça pesquisas de mercado, converse com seu cliente e descubra tudo sobre ele. Marketing também é adaptar o seu produto para melhor atender o consumidor. O Google Trends possui uma ferramenta poderosa para descobrir tendências de pesquisa de qualquer palavra, acesse a ferramenta e faça o teste.
Como está a sua loja?
A aparência conta muito na hora da decisão de compra. Mas não é apenas questão de beleza, mas sim de organização.
Oferecer aos seus clientes conforto na hora da compra é o primeiro passo para uma boa experiência. Desde o estacionamento, fachada e vitrine em bom estado e com apelos visuais que chamam a atenção, atendimento dos seus vendedores e até mesmo a iluminação interna. Procure a ajuda de um profissional indicado para esta estratégia, como um arquiteto ou decorador de ambientes.
Não esqueça de deixar em evidência aquilo que os seus clientes querem. A dica anterior faz muito sentido na hora de expor o seu produto em vitrines, estantes, gôndolas ou até mesmo no caixa.
Adicionar comentário